Semana do Meio Ambiente será de 03 a 08 de junho

24ª edição terá ações alusivas à preservação ambiental
Data de inclusão: 31/05/2019 15:10

A 24ª edição da Semana do Meio Ambiente de Itajaí, que terá o tema “Coleta Seletiva e Mares Limpos”, será realizada de 03 a 08 de junho. O evento contará com palestras, visitas monitoradas, plantio de árvores e coleta de resíduos eletrônicos. A Semana do Meio Ambiente é uma realização do Instituto Cidade Sustentável e o encerramento integra a programação do aniversário de Itajaí - 159 anos: de frente para o futuro.

Às 14h de segunda-feira (03), ocorrerá a abertura no auditório do Centro de Educação Ambiental (CEA), localizado na rua Deputado Francisco Canziani, bairro Cabeçudas. O cerimonial tem o apoio do Ministério do Meio Ambiente, que apresentará o “Plano de combate ao lixo no mar”. Em seguida, as professoras Rafaela Picolotto e Camila Marin ministrarão a palestra “Mares Limpos”.

Serão recolhidos resíduos eletroeletrônicos em todos os Centros de Educação em Tempo Integral (CEDINs) do município, de 03 a 30 de junho. Equipamentos de informática e comunicação, como computadores, impressoras, telefones e celulares são o foco da ação.

No encerramento de sábado (08), 60 mudas serão plantadas pela extensão das avenidas Nilo Simas e Contorno Sul. O plantio terá ponto de encontro em frente ao IFSC, às 8h30. É esperado que, até o fim do mês, sejam plantadas 400 mudas de espécies nativas. Já das 13h30 às 17h, ocorrerá a tradicional Feira de Adoção de Animais. Os animais adultos, castrados e microchipados estarão no Parcão, que fica na Praça Genésio Miranda Lins (Beira-Rio). Amostras de ação serão oferecidas gratuitamente.

O objetivo é sensibilizar a população quanto à destinação adequada dos resíduos, que não podem ser recolhidos pelo serviço de coleta de lixo sólido comum. Por meio da programação, a ideia é que a importância do cuidado com o meio ambiente seja reforçada.

Confira a programação completa.

SEGUNDA A DOMINGO (03 A 30)

ATIVIDADE - Coleta de Eletroeletrônicos
Local: Todos os Centros de Educação em Tempo Integral (CEDINs) do município

SEGUNDA-FEIRA (03)

Abertura da 24ª Semana do Meio Ambiente
ATIVIDADE - Palestra sobre “Mares Limpo” e apresentação do Plano de Combate ao Lixo no Mar
Horário: 14h
Local: Auditório do Centro de Educação Ambiental (CEA), localizado na Rua Dep. Francisco Canziani, bairro Cabeçudas.
Palestrantes: Representante do Ministério do Meio Ambiente, Profª Rafaela Picolotto (UNIVALI) e Profª Camila Marin

TERÇA-FEIRA (04)

Atividade - Projeto “De lixo a bicho”
Horário: 14h30
Local: Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), localizado na avenida Ver. Abrahão João Francisco, 3899, bairro Ressacada

QUARTA-FEIRA (05)

ATIVIDADE - Prática de Taiji Qigong
Horário: 8h30
Local: Centro de Educação Ambiental (CEA), localizado na rua Dep. Francisco Canziani, bairro Cabeçudas

ATIVIDADE - Plantio de Árvores Nativas Frutíferas
Local: Escola B. Prof. Maria Rosa Heleno Schulte, bairro Espinheiros
Público alvo: Alunos da Escola B. Prof. Maria Rosa Heleno Schulte

QUINTA-FEIRA (06)

ATIVIDADE - Inauguração da Trilha das Cotias
Horário: 8h30
Local: Saída no Centro de Educação Ambiental (CEA), localizado na rua Dep. Francisco Canziani, bairro Cabeçudas

ATIVIDADE - Palestra sobre Meio Ambiente
Horário: 14h
Local: CRAS Nossa Senhora das Graças.

ATIVIDADE - Plantio na restinga de Cabeçudas
Local: Praia de Cabeçudas

ATIVIDADE - Visita monitorada ao Aterro Sanitário/Cooperativas
Local: Aterro Sanitário, Cooperfoz e Reciclavale