Guarda Ambiental completa um ano de atuação em Itajaí

Mais de mil ocorrências ligadas às questões ambientais foram atendidas neste período
Data de inclusão: 19/03/2021 18:07

Com o objetivo de preservar e recuperar as áreas de proteção ambiental e de mananciais da cidade, ao impedir o avanço e desfazer ocupações irregulares, a Guarda Municipal Ambiental (GAMF) completa um ano de atividades com mais de mil ocorrências atendidas ligadas as questões ambientais no município.

Durante este período de atuação mais da metade das ocorrências atendidas ligadas às questões ambientais no município foram relacionadas a maus tratos de animais e uso de correntes, abandono de animais, animais agressivos, resgate de animais, caça e cativeiro.

O grupo conta com um efetivo de nove guardas municipais que recebem treinamentos específicos da Proteção Ambiental, junto aos órgãos competentes. Além de orientar e conscientizar a população o órgão de proteção ambiental recebe denúncias através do telefone 153. Os animais recolhidos pela Guarda Ambiental também são encaminhados para Unidade de Atendimento Provisório de Animais de Itajaí (UAPA).

“Celebramos o primeiro ano de atuação com uma marca expressiva de atendimentos pautados na excelência e comprometimento com a causa ambiental. O grupo especializado está em constante capacitação e cada vez mais preparado para proteger o nosso meio-ambiente 24 horas por dia e assim garantir um desenvolvimento sustentável ao município. Temos a missão de orientar e definir posturas, sem o intuito de punir ninguém e sim orientar em relação ao meio ambiente”, ressalta o coordenador da Guarda Municipal de Itajaí, Marco Antônio Otávio.

A GAMF atua em todas as questões referente a fauna (animais domésticos, domesticáveis, silvestres, nativos ou exóticos, resgates, maus tratos, caça e cativeiro), proteção da flora (lavra, supressão de vegetação, corte irregular e queimadas), poluição (rios, córregos, mananciais de água, qualidade do ar, poluição sonora, poluição visual, recicláveis e disposição de resíduos/lixo) e monitoramento preventivo das áreas de preservação permanente do município (Unidades de Conservação, vegetação nativa, margens de rios e córregos).

Denominada Guarda Ambiental Mayckon Francisco (GAMF) em homenagem a um dos membros do grupo de proteção ambiental falecido no ano passado, o órgão atua em parceria com o Instituto Itajaí Sustentável (INIS), Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Blitz Urbana e Defesa Civil.

Guarda Ambiental completa um ano de atuação em Itajaí