Itajaí intensifica coleta de resíduos recicláveis

Agentes da empresa Ambiental visitarão as casas com o objetivo de sensibilizar a população sobre o tema
Data de inclusão: 14/07/2021 07:58

Para incentivar o engajamento dos itajaienses na separação de resíduos recicláveis, o Município de Itajaí vem promovendo uma série de ações por meio do programa Recicla Itajaí. Inauguração de ecoponto, ampliação da frequência de coleta de recicláveis em condomínios e sensibilização da população de casa em casa fazem parte das atividades desenvolvidas pela Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento, responsável pela coleta de resíduos na cidade e promotora da iniciativa em parceria com a administração municipal.

A empresa deu início, neste mês, às visitas nas residências para orientar e sensibilizar os moradores sobre a separação de resíduos, reciclagem e a destinação ambientalmente correta. As visitas da equipe acontecem no período matutino e vespertino, das 8h às 18h. A orientação é para que a população receba os agentes, que estarão devidamente uniformizados e identificados, esclarecendo dúvidas sobre o assunto.

O objetivo das visitas domiciliares é multiplicar conhecimentos sobre a importância da participação da comunidade para a reciclagem, a partir do aumento da separação e adequado descarte de resíduos. Atualmente, apenas 3% de tudo que é coletado pela Ambiental em Itajaí é destinado à coleta seletiva. Pesquisas indicam que esse número pode chegar a 30%, que é uma média de materiais passíveis de reciclagem consumidos no dia a dia da população brasileira. Os moradores também são informados dos dias e turnos da coleta seletiva em sua residência. Para saber o dia e horário que o caminhão passa na sua rua entre em contato pelo Whatsapp (47) 9 9718-5771.

“Itajaí gera, por mês, aproximadamente 6 mil toneladas de lixo, porém apenas 3%, algo em torno a 180 toneladas, têm a destinação correta. Mudar essa realidade começa com a separação do lixo. Por isso, a importância de ter duas lixeiras em casa, uma para o lixo comum e a outra para recicláveis e ficar atento aos dias e turnos de coleta em sua residência”, salienta a coordenadora do programa Recicla Itajaí, Raissa Munhoz Cantera.

Os materiais coletados pelo Recicla Itajaí são destinados para a Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Material Reciclável da Foz do Rio Itajaí (Cooperfoz), que recebe os materiais recicláveis da coleta seletiva, e para a Cooperativa de Reciclagem do Vale do Itajaí (Reciclavale), que recolhe os resíduos eletroeletrônicos.

“Aumentar a eficácia da coleta seletiva de resíduos e sensibilizar a população para a correta separação do lixo é fundamental para termos uma cidade mais sustentável. O Recicla Itajaí vai contribuir para atingirmos esse objetivo, reduzindo os impactos sobre o meio ambiente”, destaca o prefeito Volnei Morastoni.

Ecoponto é opção para descarte de resíduos

O primeiro ecoponto do Município é uma das novidades implantadas pelo programa Recicla Itajaí. Inaugurado em maio, a estrutura em contêiner fica em frente ao Centreventos e está aberta todos os dias, durante 24 horas, para receber os resíduos recicláveis da população. O atendimento presencial ocorre de segunda a sábado, das 10h40 às 13h e das 14h às 19h - durante este período, o local recebe materiais como óleo de cozinha usado de residências, pilhas e baterias, lâmpadas fluorescentes (as incandescentes podem ser descartadas como vidros) e pequenos eletrodomésticos e eletroeletrônicos.

Desde o início das operações em 10 de maio, até o dia 31 de junho de 2021, o Ecoponto recebeu um pouco mais de 600 kg de eletroeletrônicos que foram entregues para a Reciclavale.

Ampliação da coleta seletiva em condomínios

Uma ação que já tem apresentado resultados positivos é a ampliação da coleta seletiva em condomínios de Itajaí. Foram realizadas em torno de 1.500 visitas com apresentação do programa e cadastros destes locais como “grandes geradores de resíduos”. A equipe da Ambiental realiza a coleta seletiva uma vez por semana em todas as residências de Itajaí e duas vezes por semana nos condomínios e grandes geradores.

Sobre o Recicla Itajaí

O Recicla Itajaí tem como objetivo tornar a cidade referência na separação dos resíduos sólidos e na reciclagem. Implantada pelo Município de Itajaí em parceria com a empresa Ambiental, a iniciativa busca sensibilizar a comunidade para gerar um aumento na coleta seletiva. O programa ainda está alinhado às metas de sustentabilidade, responsabilidade social e proteção do meio ambiente.

Esse trabalho é complementado com a melhora na eficácia da coleta seletiva, realizada por equipes uma vez por semana em todas as ruas de Itajaí e duas vezes por semana nos condomínios cadastrados na coleta seletiva.

reciclaitajai@ambiental.sc
Whatsapp: (47) 9 9718-5771