Facebook
Youtube
Instagram

Notícias

Instituto Itajaí Sustentável alerta para o descarte correto de máscaras

Destino correto evita contaminação e não agride o meio ambiente
Data de inclusão: 19/05/2020 14:34

O uso de máscaras de proteção tem sido uma das principais medidas de combate ao novo coronavírus (COVID-19). Em Itajaí, o Decreto Municipal nº 11.885/2020 tornou obrigatório o uso de máscaras para toda a população. Mas o descarte delas também exige cuidados especiais, como alerta o Instituto Itajaí Sustentável (INIS). O descarte inadequado poderá trazer graves consequências ao meio ambiente e à saúde dos agentes de limpeza.

Segundo o INIS, as máscaras de proteção ao coronavírus não devem ser descartadas diretamente nas lixeiras de materiais recicláveis. A forma correta para o descarte é colocar as máscaras usadas dentro de uma sacola plástica. Feito isto, deve-se amarrar bem a sacola, observando se a mesma não tem rasgos.

As máscaras também podem ser descartadas com os rejeitos do banheiro, em sacolas, juntamente com o lixo comum. Vale ressaltar, porém, que esses materiais não são recicláveis. Não devem, portanto, ir para a coleta seletiva. O correto é deixá-las dentro das sacolas fechadas, ao lado do lixo destinado à coleta convencional.

O Instituto Itajaí Sustentável também esclarece que esses procedimentos se aplicam para o uso de máscaras por parte da população em geral. Já os profissionais da saúde deverão descartar seus materiais no lixo hospitalar para a destinação ambientalmente correta.

Máscaras reutilizáveis

Uma maneira sustentável de se proteger é usando máscaras laváveis e reutilizáveis, feitas com tecido. O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas, cobrindo totalmente a boca e o nariz, e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.

Após seu uso, as máscaras artesanais devem ser lavadas com sabão ou água sanitária, deixando-a de molho por cerca de 30 minutos. Fazendo a higienização correta, a máscara vai durar mais tempo e não vai agredir o meio ambiente. Mesmo reutilizáveis, as máscaras de tecido devem sempre ser de uso individual. Não é aconselhável que outra pessoa use sua máscara, mesmo após limpa.

Imagens relacionadas

Instituto Itajaí Sustentável alerta para o descarte correto de máscaras
Instituto Itajaí Sustentável alerta para o descarte correto de máscaras
Instituto Itajaí Sustentável alerta para o descarte correto de máscaras
Facebook
Youtube
Instagram
Todos os direitos reservados © 2024- Município de Itajaí