Instituto Itajaí Sustentável vai transplantar árvores da Caninana para a praça da Matriz

Obras na avenida Irineu Bornhausen são para a implantação de um novo corredor para caminhões; trânsito seguirá normal durante a operação
Data de inclusão: 31/05/2020 13:11

O Instituto Itajaí Sustentável (INIS) vai transplantar oito árvores da avenida Irineu Bornhausen, no São João, para a praça da Matriz, no centro da cidade. A avenida, conhecida popularmente como Caninana, vai ganhar uma faixa exclusiva para caminhões. A operação será iniciada nesta segunda-feira (1º), a partir das 8h, sem interrupção do trânsito no local.

De acordo com o INIS, a operação de transplante será supervisionada por uma equipe do Instituto, que inclui a presença de uma engenheira florestal e de outros técnicos. As árvores (ipês) passarão por um processo de preparo nas raízes (torrão), além da preparação dos novos berços de plantio, na Matriz. A Secretaria Municipal de Obras e a Coordenadoria de Trânsito (Codetran) também estarão no local para dar apoio à operação.

Corredor para caminhões

Na última semana, o Município de Itajaí iniciou as obras para criação de uma faixa exclusiva para caminhões na Caninana. O projeto, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, prevê o alargamento da avenida, a partir da esquina com a rua Max até o Porto de Itajaí. A melhoria vai eliminar a concentração de caminhões contêineres na faixa da esquerda e diminuir os congestionamentos na via.

Com 600 metros de comprimento, a nova faixa inicia no cruzamento com a rua Max e segue até o cruzamento com a rua Blumenau. Uma parte do passeio do lado esquerdo da via, onde se encontram os ipês, será eliminada para dar espaço à nova pista. A medida garante mais segurança aos pedestres e diminui as filas de caminhões ao longo da avenida.

Largo da Matriz

O projeto de revitalização do Largo da Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, em fase final de obras, inclui a modificação da praça Irineu Bornhausen – local do replantio dos ipês –, do jardim Papa Pio XII e de todo o espaço público no entorno da catedral.

Os investimentos de até R$ 5 milhões na área de mais de 12 mil metros quadrados contemplam paisagismo, espelhos d’água, iluminação, pavimentação, playground e readequação viária.

A reurbanização faz parte de um grande projeto urbanístico no centro de Itajaí, que contemplará, ainda, modificações na avenida Marcos Konder e nas ruas Hercílio Luz e Brusque, obras também garantidas pelo financiamento internacional.