Instituto Itajaí Sustentável finaliza transplantes de ipês na praça da Matriz

Árvores foram retiradas da Caninana, que vai ganhar novo corredor para caminhões contêineres
Data de inclusão: 02/06/2020 18:24

O Instituto Itajaí Sustentável (INIS) finalizou na tarde desta segunda-feira (1º) o transplante de oito ipês na praça da Matriz. As árvores foram retiradas da avenida Irineu Bornhausen (Caninana), no São João, que vai ganhar uma faixa exclusiva para caminhões contêineres. A operação teve o apoio da Secretaria Municipal de Obras e da Coordenadoria de Trânsito (Codetran).

De acordo com o INIS, toda a operação de transplante das árvores foi supervisionada por técnicos do Instituto, que incluiu a presença de uma engenheira florestal. Os ipês passaram por um processo de preparo nas raízes (torrão) e já estão replantados na praça da Matriz. As árvores serão monitoradas pelo Instituto nos próximos meses, visando garantir a adaptação das mesmas ao novo local.

Árvore nativa da América do Sul, os ipês são largamente empregados no paisagismo de praças e avenidas, pois apresentam belíssimas inflorescências de cores, especialmente entre os meses de junho e agosto. As árvores transplantadas para o Largo da Matriz são da espécie ipê-rosa.

Corredor para caminhões

Na última semana, o Município de Itajaí iniciou as obras para criação de uma faixa exclusiva para caminhões na Caninana. O projeto, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, prevê o alargamento da avenida, a partir da esquina com a rua Max até o Porto de Itajaí. A melhoria vai eliminar a concentração de caminhões contêineres na faixa da esquerda e diminuir os congestionamentos na via.

Com 600 metros de comprimento, a nova faixa inicia no cruzamento com a rua Max e segue até o cruzamento com a rua Blumenau. Uma parte do passeio do lado esquerdo da via, onde se encontram os ipês, será eliminada para dar espaço à nova pista. A medida garante mais segurança aos pedestres e diminui as filas de caminhões ao longo da avenida.

Instituto Itajaí Sustentável finaliza transplantes de ipês na praça da Matriz