Mutirão de castração de animais ocorre nos bairros Santa Regina e Cordeiros

Ação será realizada na terça-feira (18), no bairro Santa Regina, nos dias 19 e 20 no Cordeiros
Data de inclusão: 17/07/2023 13:47

O Município de Itajaí, por meio do Instituto Itajaí Sustentável (INIS), realiza mais uma edição do mutirão de castração de animais. O Castrabus, unidade móvel itinerante, estará no dia 18 de julho no bairro Santa Regina e nos dias 19 e 20 no Cordeiros. A ação acontece no pátio das subprefeituras das respectivas localidades, e a expectativa é que cerca de 240 animais sejam castrados ao longo dos três dias de mutirão.

As operações são feitas por médicos veterinários, cirurgiões e anestesistas que contam com o apoio de auxiliares. Para garantir a saúde e o bem-estar dos animais, os cachorros e gatos são atendidos em turnos diferentes. Em média, cerca de 80 pets serão castrados por dia no Castrabus.

Após a cirurgia, o tutor e seu animal recebem um kit com instruções pós-castração, pomada, medicação e, se o animal for fêmea, ganha uma roupinha, já se for macho, ganha o cone. Depois do uso, o tutor do pet pode devolver a roupinha ou o cone para a Unidade de Acolhimento Provisório de Animais de Itajaí (UAPA).

Os protetores animais independentes, Organizações não Governamentais (ONG’s) e a população em geral, que têm interesse em castrar seus pets devem entrar em contato com o INIS. O Castrabus realiza o mutirão em bairros com maior demanda de cadastros realizados pelos tutores.

A equipe do INIS avalia os endereços dos registros aprovados e busca fazer o agendamento mais próximo da residência do tutor, para facilitar o processo. Portanto, bairros com o maior número de animais cadastrados recebem mais ações da unidade móvel

Como cadastrar seu pet no Castrabus

→ Pessoa Física: É necessário ser morador de Itajaí, comprovar renda de até 3 salários mínimos na família ou renda per capita de meio salário mínimo, e a castração pode ser feita em até cinco animais.
→ Protetor independente de animais: É necessário ser morador de Itajaí e comprovar que o animal foi resgatado através do relatório do histórico do animal.
→ Organização Não Governamental (ONGs): A ONG deve ter sede em Itajaí e atuar na proteção de animais no município.
Para cadastrar o animal ou esclarecer dúvidas, a população deve entrar em contato com o INIS pelo Whatsapp (47) 98857-9891, ou presencialmente na avenida Vereador Abrahão João Francisco, nº 2600, Edifício Cristine, no bairro Centro.

Mutirão de castração de animais ocorre nos bairros Santa Regina  e Cordeiros