Atuação conjunta da Guarda Ambiental e Inis fortalece causa animal em Itajaí
GAMF atendeu 670 ocorrências ligadas a maus-tratos, resgates, verificação de crimes e apoios
Data de inclusão: 22/01/2026 - 10:51:00
O Brasil enfrenta um desafio expressivo no controle populacional de cães e gatos, que aumenta cada vez mais e tem impactos negativos na fauna silvestre, meio ambiente e saúde pública. Nesse sentido, o Município de Itajaí atua com foco especial no combate ao abandono, aos maus-tratos e na promoção da guarda responsável.
Entre as principais ferramentas do poder público municipal para atuação na causa animal está o trabalho conjunto realizado pelo Instituto Itajaí Sustentável (Inis) e a Guarda Ambiental Maikon Francisco (GAMF). Composto por quatro agentes (entre eles uma bióloga), o GAMF é um grupamento especializado da Guarda Municipal de Itajaí criado para atuar na prevenção, fiscalização e repressão de crimes e infrações ambientais em todo o território do município.
A atuação da Guarda Ambiental está ligada principalmente no atendimento de ocorrências relacionadas a crimes de maus-tratos contra animais, supressão de vegetação, ocupações irregulares e atividades em Áreas de Preservação Permanente (APP), lavras de terra e loteamentos irregulares, além da fiscalização de estabelecimentos comerciais sem licença ambiental.
Somente em 2025, o grupamento atendeu 670 ocorrências ambientais, sendo 190 casos de maus-tratos a animais, 112 ocorrências envolvendo animais silvestres (entre resgates e verificação de crimes) e 100 atendimentos de apoio a outros órgãos como o Inis, Corpo de Bombeiros e IMA. Ainda, foram atendidas 90 ocorrências de crimes contra a flora, 60 casos de animais em via pública ou oferecendo perigo e 20 ocorrências com animais debilitados, além de outros atendimentos diversos.
Outra frente de atuação da GAMF é a educação e, nesse contexto, destaca-se o projeto “Minha Escola é o Bicho”. O programa de educação ambiental é desenvolvido desde 2021 e integra, além da Guarda Ambiental, uma série de órgãos municipais.
O projeto tem como foco a conscientização de crianças e adolescentes, por meio de palestras, rodas de conversa e atividades educativas em escolas municipais, utilizando linguagem acessível e conteúdos alinhados à realidade local. Até o fim 2025, o “Minha Escola é o Bicho” atendeu 20 escolas da rede municipal de ensino, alcançando aproximadamente 600 alunos com idade entre 9 e 12 anos.
O relevante trabalho executado pela GAMF contribui diretamente para a proteção do meio ambiente e da população animal em Itajaí, colaborando também no atendimento realizado pelo Inis à comunidade. De 2024 a 2025, por exemplo, o Instituto Itajaí Sustentável registrou um aumento de 63% no número de denúncias e fiscalizações, ao mesmo tempo em que foram realizadas seis vezes mais resgates de animais.
Como consequência, a Unidade de Acolhimento Provisório e Animais (UAPA) intensificou seus atendimentos frente à crescente demanda. Quase 1,5 mil animais foram atendidos em 2025, com crescimento de 65% nas adoções e realização de 2,7 mil castrações.