Facebook
Youtube
Instagram

Selo Verde

O que é o Selo Verde?


É uma certificação que destaca a responsabilidade ambiental das empresas em executar suas atividades com o menor impacto ambiental possível.

Serve para dar conhecimento ao público mediante um determinado logotipo que o empreendimento adota as melhores técnicas construtivas para o meio ambiente e para a redução do consumo dos recursos naturais.

Objetivo Geral


O programa Selo Verde foi desenvolvido para estimular o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do reconhecimento de entes públicos, empresas e organizações que realizam práticas socioambientais em consonância com pelo menos um dos objetivos:



Benefícios


A conquista do Selo Verde significa que o empreendimento certificado está contribuindo para a preservação do meio ambiente. Além disso, é uma maneira de transmitir suas ações de sustentabilidade e responsabilidade para seus clientes e fornecedores. O Selo Verde é um diferencial que pode fortalecer e valorizar a imagem da empresa.


Metodologia


No primeiro momento, a categoria a ser contemplada pelo programa será a CONSTRUÇÃO CIVIL? Empreendimentos e projetos. Serão avaliadas as seguintes práticas sustentáveis:

  • Licenciamento Ambiental;
  • Redução no consumo de energia elétrica;
  • Redução no consumo de água;
  • Gerenciamento dos resíduos sólidos;
  • Tratamento de efluentes;
  • Sensibilização para os moradores em relação à sustentabilidade;
  • Área verde e áreas permeáveis.

Passo a Passo


Confira as condições necessárias para que um empreendimento solicite sua certificação:

Passo 1 - Os empreendimentos e projetos localizados no município de Itajaí poderão ser inscritos gratuitamente no site da FAMAI, pelo link: https://famai.itajai.sc.gov.br/cadastro-selo-verde

Passo 2 - Preencher o formulário de inscrição no período de 01/12/2020 à 12/03/2021.

Passo 3 - Anexar os documentos que possam comprovar as práticas socioambientais, como por exemplo, a Licença ambiental, Projeto hidrossanitário e/ou Relatório fotográfico;

Passo 4 - Os critérios de avaliação podem ser consultados no Regulamento do Selo Verde, disponível no link: https://famai.itajai.sc.gov.br/download.php?id=263

Passo 5 - A comissão julgadora fará a avaliação dos formulários e documentação em até 20 dias após o fim das inscrições, para produzir o parecer com os resultados, informando se os participantes atingiram a pontuação mínima necessária para a certificação.

Passo 6 - Após a divulgação da pontuação os participantes terão o prazo de cinco dias para entrar com recurso.


Certificação


  • Será premiado com o Selo Verde Destaque o projeto que atingir a maior pontuação nos critérios de avaliação.
  • Os demais participantes que atingirem a pontuação acima de 60 pontos receberão a certificação do Selo Verde.
  • A certificação será válida pelo prazo de 2 (dois) anos para empreendimento e 1 (um) ano para projetos.
Facebook
Youtube
Instagram
Todos os direitos reservados © 2024- Município de Itajaí