Levantamento e Mapeamento dos Recursos Hídricos da Morraria da Ressacada

Levantamento e Mapeamento dos Recursos Hídricos da Morraria da Resacada

O Parque Municipal da Ressacada foi criado através do Decreto Municipal nº 2824/82, objetivando a proteção de um fragmento da Floresta Atlântica em ambiente urbanizado e com a finalidade de proteger os recursos hídricos. Portanto, desde 1982, o poder público percebe a importância da reserva hídrica local.
Porém, apesar de ser um local com grande declividade, fazendo com que ocorram diversas nascentes e cursos d’água, alem de habitat para uma diversificada fauna e flora, sua implantação ainda não foi efetivada.

Ressaltando que sua proteção é de suma importância, já que a vegetação nativa existente nesse local auxilia a estabilização da encosta, alem de toda sua reserva hídrica e de função ecológica para sua biodiversidade e qualidade de vida dos munícipes. Desta forma, foi proposto pela Diretoria de Educação Ambiental e Unidades de Conservação o levantamento das nascentes de todo o maciço, aqui tratado por Morraria da Ressacada, como forma de subsidiar a tomada de decisão para uma definição e delimitação do Parque, de forma a garantir a conservação do recurso hídrico local.

A partir de análise espacial prévia, realizada através de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, a área de estudo, ou seja, a morraria foi dividida em 10 unidades de analise de acordo com suas feições geomorfológicas e bacias de escoamento, totalizando uma área de 2.016,59 ha.
Após levantamento destas informações, munidos da base cartográfica do município, realizado em 2007 na escala de 1:10.000, gerou-se mapas topográficos com as prováveis localizações dos cursos de água em cada microbacia.

Foram mapeadas 105 nascentes, e segundo a metodologia de Strahler, identificamos 87 cursos de água de primeira ordem, 24 de segunda ordem, 11 de terceira ordem, 6 de quarta ordem e 2 de quinta ordem. Tais dados indicam e confirmam, portanto, a teoria do Decreto, de que o local é um importante reservatório hídrico natural do município.