Facebook
Youtube
Instagram

Recursos Naturais

Recursos Naturais

Os recursos naturais são componentes, materiais ou não da paisagem geográfica, mas que ainda não tenham sofrido importantes transformações pelo trabalho humano e cuja própria gênese é independente do Homem, mas aos quais lhes foram atribuídos, historicamente, valores econômicos, sociais e culturais. Portanto, só podem ser compreendidos a partir da relação homem-natureza.
Recurso natural é qualquer insumo de que os organismos, as populações e os ecossistemas necessitam para sua manutenção. Portanto, recurso natural é algo útil.
Nem todos os recursos que a natureza oferece ao ser humano podem ser aproveitados em seu estado natural. Quase sempre o ser humano precisa trabalhar para transformar os recursos naturais em bens capazes de satisfazer alguma necessidade humana. Os recursos hídricos, por exemplo, têm de ser armazenados e canalizados, quer para consumo humano direto, para irrigação, ou para geração de energia hidrelétrica.
Os recursos podem ser:

  • renováveis: elementos naturais que usados da forma correta podem se renovar. Exemplos: animais, vegetação, água.
  • não-renováveis: São aqueles que de maneira alguma se renovam, ou demoram muito tempo para se produzir. Exemplos: petróleo, ferro, ouro.
  • inesgotáveis: Recursos que não se acabam, como o Sol e o vento.

A gestão ambiental ou gestão de recursos ambientais é a administração do exercício de atividades econômicas e sociais de forma a utilizar de maneira racional os recursos naturais, incluindo fontes de energia, renováveis ou não.

Os instrumentos de gestão ambiental são ferramentas que visam auxiliar no processo de planejamento, bem como na operacionalização da gestão ambiental, de modo que esta gestão possa ser integrada de maneira estratégica por todas as suas atividades.

Pode-se entender como instrumentos de Gestão Ambiental o Licenciamento Ambiental, os Estudos de Impacto Ambiental, o Geoprocessamento, a Educação Ambiental e a Fiscalização Ambiental.

Portanto, todas as ações e projetos desenvolvidos pela Diretoria têm como objetivo o conhecimento e a preservação dos Recursos Naturais do Município de Itajaí.

Veja também: Levantamento e Mapeamento dos Recursos Hídricos da “Morraria da Ressacada”
 

Facebook
Youtube
Instagram
Todos os direitos reservados © 2024- Município de Itajaí