Mais de 200 mudas nativas são distribuídas à comunidade do Arraial dos Cunha

Ação foi promovida pelo Instituto Itajaí Sustentável
Data de inclusão: 12/12/2019 14:36

Mais de 200 mudas de plantas nativas foram distribuídas nesta quarta-feira (11) aos moradores do bairro Arraial dos Cunha, zona rural de Itajaí. As doações de mudas, promovidas pelo Instituto Itajaí Sustentável, buscam fomentar iniciativas de preservação do meio ambiente e o incentivo à arborização na cidade de Itajaí.

Ao longo de 2019, diversos bairros da cidade receberam as feiras de doações de mudas nativas, que são oriundas do Viveiro de Mudas de Itajaí. No dia da Árvore (21 de setembro), por exemplo, as feiras foram realizadas em cinco locais diferentes. Para o novo ano, a primeira edição da feira de mudas já tem data marcada: dias 22 e 23 de janeiro, na sede do Viveiro (rua Osvaldo Bertemes, 144, Fazenda).

Neste ano, o plantio de mudas nativas também foi feito em escolas da rede municipal de ensino, onde a preocupação do Instituto é a de que, no futuro, essas árvores possam fornecer sombra para o pátio onde os alunos praticam exercícios físicos e desfrutam de momentos de recreação, além, é claro, de deixar o local mais arborizado e colorido.

Em outra ação, 431 mudas de 12 espécies distintas foram plantadas ao longo da avenida vereador Abrahão João Francisco (Contorno Sul). Iniciada em junho deste ano com um plantio simbólico, durante a Semana do Meio Ambiente, a arborização foi finalizada no mês de outubro. Nesse plantio, as mudas foram recebidas por meio de compensação ambiental – mecanismo legal que determina que, nos casos de licenciamento de empreendimentos de significativo impacto ambiental, o empreendedor é obrigado a ofertar à coletividade benefício correlato a tais impactos.

Vale destacar que as árvores têm função importante para o meio ambiente, visto que auxiliam na purificação e umidade do ar, reduzem a poluição sonora, retém gases poluentes, como o CO2, sem falar, ainda, em inúmeros outros benefícios, como flores, frutos, sombra e várias outras utilidades, pois são a base para a produção de vários medicamentos e chás, por exemplo.

Instituto Itajaí Sustentável

Viveiro de Mudas Nativas