Município de Itajaí cria comitê de enfrentamento ao coronavírus

Objetivo é traçar estratégias conjuntas de prevenção e orientação na cidade
Data de inclusão: 13/03/2020 13:49

O Município de Itajaí convocou uma reunião na manhã desta sexta-feira (13) para definir medidas preventivas em relação ao coronavírus (COVID-19). No encontro, que teve participação das secretarias municipais, foi criado o Comitê de Prevenção, Orientação e Enfrentamento ao Coronavírus, que vai elaborar estratégias conjuntas para combate ao vírus e monitorar a situação na cidade.

> SAIBA MAIS:
Leia todas as notícias sobre coronavírus

O comitê, que será oficializado por decreto, reúne representantes de várias secretarias municipais, em especial Saúde, Educação, Comunicação, Promoção da Cidadania, Assistência Social, Defesa Civil, além do Porto de Itajaí, hospitais e entidades da sociedade civil.

“Diante dos casos confirmados em Santa Catarina e pela dimensão da doença em todo mundo, convocamos essa reunião para definir ações conjuntas de enfrentamento. Nosso objetivo com o comitê é tranquilizar a população sobre a situação do coronavírus no município, disponibilizando um canal de fácil acesso às informações e orientações”, destaca o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

Algumas medidas preventivas já foram definidas pelo Município a partir do encontro desta sexta. Entre elas estão: criar canal para população obter informações e orientações sobre o vírus; disponibilizar no site oficial informações atualizadas sobre o coronavírus; reforçar orientações junto aos profissionais de saúde para atendimento de casos e cuidados preventivos; orientar os servidores municipais, em especial os que atendem o público, sobre cuidados, prevenção, sintomas do vírus etc.; e realizar reunião de orientação com gestores escolares, bem como disseminar informações nas escolas e centro de convivência de idosos.

Monitoramento

Na reunião desta sexta-feira (13), a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde repassou orientações e informações aos gestores sobre a situação da cidade, que até o momento não tem casos confirmados da doença. Desde janeiro, o órgão vem tomando medidas preventivas sobre o coronavírus, tais como: realização de treinamentos e orientação dos profissionais de saúde, monitoramento de pacientes, manutenção e previsão de estoque de materiais, atualização do plano de contingência do Porto de Itajaí, entre outras.

O Porto de Itajaí publicou a Resolução nº 003 de 11 de fevereiro de 2020 com medidas em relação ao coronavírus, a fim de garantir a saúde e segurança dos trabalhadores portuários, usuários e da comunidade. Navios com casos suspeitos ou confirmados da doença a bordo, por exemplo, deverão ficar fundeados e não atracarão no Porto.

Os hospitais Marieta Konder Bornhausen e Pequeno Anjo também informaram ao município que estão atentos aos casos, com protocolos já definidos e alas para isolamento de pacientes, caso necessário. Até o momento a cidade registrou 10 casos suspeitos de coronavírus, sendo que sete já foram descartados e três aguardam resultado dos exames.

Município de Itajaí cria comitê de enfrentamento ao coronavírus