Facebook
Youtube
Instagram

Notícias

Itajaí decreta situação de emergência devido às chuvas intensas

Município trabalha no apoio a famílias e na reconstrução de áreas atingidas pelas águas
Data de inclusão: 20/12/2022 18:55

O Município de Itajaí decretou situação de emergência devido às fortes chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias. Foram registrados mais de 350 milímetros nas últimas 48 horas, o dobro do previsto para todo o mês de dezembro e o maior volume de chuva entre todas as cidades de Santa Catarina.

As condições climáticas provocaram prejuízos econômicos e sociais, como danos materiais, ambientais, prejuízos econômicos e sociais, isolamento da população, interrupção de serviços essenciais, interrupção de unidades habitacionais, danificação de instalações públicas prestadoras de serviços essenciais e obras de infraestrutura pública.

O pedido de situação de emergência é feito segundo a Classificação e Codificação Brasileira de Desastres – Cobrade. Com a publicação do Decreto nº 12.817, de 20 de dezembro de 2022, a administração municipal também poderá pleitear junto ao Governo Federal e ao Governo do Estado de Santa Catarina a liberação de recursos para atender os cidadãos e as áreas atingidas.

De acordo com informações da Defesa Civil, o fenômeno foi ocasionado devido aos acumulados significativos de chuvas intensas de 88,60 milímetros nas últimas 12 horas; 251 milímetros nas últimas 24 horas e 358 milímetros nas últimas 48 horas.

Desde as primeiras horas do dia de hoje (20), o Município de Itajaí montou uma força-tarefa para atender a população. Há mais de 200 desabrigados sendo atendidos em dois abrigos da cidade.

Mais de 100 ocorrências foram registradas, em sua maioria, de alagamentos, deslizamentos e quedas de árvores. Os bairros mais atingidos foram Ressacada, Carvalho, Canhanduba, Portal 1, Portal 2, Nossa Senhora das Graças, Fazenda, Cabeçudas, Murta e Cordeiros, além das comunidades do interior.

Previsão do tempo
A partir desta quarta-feira (21), a instabilidade diminui em Itajaí teremos períodos de sol, momentos de maior nebulosidade e condições de chuva de forma ocasional, bem isolada e volumes pequenos. Temperaturas em elevação entre 18/26°C. Ventos variáveis nas direções de sudeste e nordeste com intensidade fraca. No mar as ondas vão variar entre leste e sudeste com séries de até um metro.

Abrigos abertos para atender a população
Aproximadamente 200 pessoas estão alojadas em dois abrigos que foram abertos nesta terça-feira (20), em Itajaí. No salão paroquial da Igreja Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Fazenda, há cerca de 30 pessoas. O espaço também recebeu as outras 30 pessoas que estavam alojadas no Parque do Agricultor, na Baía. Já na Igreja de São Cristóvão, no bairro Cordeiros, aproximadamente 140 pessoas estão recebendo assistência. Quem quiser contribuir, pode fazer a entrega dos donativos em um dos dois locais.

Nos abrigos, são disponibilizados colchões, roupas e alimentação. A equipe da Secretaria de Assistência Social também realiza os cadastros para posteriormente acompanhar a situação das famílias desalojadas pelas fortes chuvas.

Atendimentos nas unidades de ensino
Nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino, as atividades foram suspensas na tarde desta terça-feira (20). De acordo com a Secretaria de Educação de Itajaí, os atendimentos devem ser retomados nesta quarta-feira (21). As aulas nos Centros de Educação Infantil (CEIS) do Município encerraram no dia 14 de dezembro, no entanto, o expediente seguia somente com o corpo administrativo e de professores. Na maioria das escolas de nível fundamental, as aulas também já haviam encerrado na semana passada, no entanto 11, das 41 unidades ainda realizariam avaliações nesta terça-feira (20), que deverão ser reagendadas pela direção das escolas, junto às famílias dos estudantes. As unidades que ficaram com pendência nas avaliações são: Pedro Rizzi, Pedro Padre Baron, João Paulo, Mansueto Très, Rosa Heleno, Elisa Orsi, João Duarte, Judith Duarte, Inês Christofollini de Freitas e José Medeiros.

Serviços da área da saúde
Nesta terça-feira (20), das 32 Unidades Básicas de Saúde (UBS), 26 ficaram fechadas, seja por conta de alagamentos, que comprometem os atendimento, ou por ausência de funcionários, que não conseguiram chegar até o local de trabalho. Nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) CIS e Cordeiros, os atendimento ocorreram normalmente. A previsão da Secretaria de Saúde é de que os atendimentos sejam normalizados nesta quarta-feira (21).

Alerta para risco de doenças no contato com água contaminada
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica do Município, alerta os moradores de áreas atingidas pelas cheias ou que transitem por pontos de alagamento para que evitem o contato direto com a água contaminada. A água das inundações carrega uma série de microorganismos que podem causar doenças como a leptospirose, hepatite A, febre tifóide e diarreia.

É fundamental que se evite o contato com as águas das inundações. Porém, caso isto seja inevitável, é recomendável permanecer o menor tempo possível em contato com a água ou com a lama. As crianças não devem nadar ou brincar na água e na lama proveniente destas águas. Deve-se evitar o manuseio de objetos que tenham sido atingidos pela água, proteger os pés e as mãos com botas e luvas de borracha ou sacos plásticos duplos.

Pessoas que tiveram contato com a água das inundações devem ficar atentas a sintomas, como: dor de cabeça, dor no corpo, febre, náuseas, vômitos e diarreia. No caso de aparecimento dos sintomas, indica-se procurar atendimento médico. Caso duas ou mais pessoas da sua família apresentem sintomas depois de comer e beber alimentos da mesma origem, deve-se procurar a unidade de saúde mais próxima.

Ação para proteção de animais
O Instituto Itajaí Saudável (INIS) atua em parceria com a Defesa Civil para garantir proteção aos animais frente à situação de alerta por conta das chuvas intensas que assolam a região. Os animais de pequeno porte estão sendo aceitos nos abrigos de Itajaí. Nestes casos, o INIS cederá ração aos animais acolhidos. O INIS atende em regime de plantão com a Defesa Civil e pelo telefone (47) 98857-2144.

Mudanças no trânsito
O caminho para o bairro Cabeçudas, fechado no trecho entre a AABB até a rotatória dos Molhes, nos períodos da manhã e tarde desta terça-feira (20), foi liberado. O trecho foi interditado por questões de segurança e agora está liberado a partir da limpeza e desobstrução da via. Já o trânsito na Rua Jacob Ardigó, no bairro Dom Bosco, esquina com a rua Angelo Rodi, permanece interrompido.

Transporte público
As fortes chuvas também prejudicaram os atendimentos aos usuários do transporte público de Itajaí nesta terça-feira (20). Segundo informações da Secretaria de Urbanismo do Município, 9 das 25 linhas ficaram com serviços afetados e outras duas linhas com os serviços interrompidos. A estimativa é de que nesta quarta-feira (21), a situação seja normalizada, com a diminuição do volume de chuva. Os usuários que precisarem de informações sobre a situação das linhas dos ônibus, em tempo real, podem entrar em contato pelo Whats App da Transpiedade: (47) 98414-4602.

Linhas com serviços interrompidos nesta terça-feira (20):
700 (São Roque/ Boa Vista)
500 (Salseiros/ Murta)

Linhas com serviços afetados nesta terça-feira (20):
002 - Cabeçudas / Ferry Boat/ Centro
100 - Terminal Fazenda -Terminal Ressacada
225 - São João - Via Rua Brusque
300- Rio Bonito / Avenida Campos Novos
350 - São Vicente/ Nilo Bittencourt
401 - Cidade Nova/ Praia Brava
405 - Cidade Nova/ Via Rua Brusque
550 - Espinheiros/ Portal I / Horto
600- Portal II / Santa Regina


 

Imagens relacionadas

Itajaí decreta situação de emergência devido às chuvas intensas
Itajaí decreta situação de emergência devido às chuvas intensas
Itajaí decreta situação de emergência devido às chuvas intensas
Itajaí decreta situação de emergência devido às chuvas intensas
Itajaí decreta situação de emergência devido às chuvas intensas
Itajaí decreta situação de emergência devido às chuvas intensas
Itajaí decreta situação de emergência devido às chuvas intensas
Itajaí decreta situação de emergência devido às chuvas intensas
Itajaí decreta situação de emergência devido às chuvas intensas
Facebook
Youtube
Instagram
Todos os direitos reservados © 2024- Município de Itajaí