Facebook
Youtube
Instagram

Notícias

INIS orienta para o não abandono de animais durante a época de férias

Ato é considerado crime e o tutor pode até ser preso
Data de inclusão: 28/12/2022 18:02

Em época de férias e festas de fim de ano, muitas pessoas costumam viajar para visitar familiares ou para descansar. Neste período, também há um aumento nos casos de animais abandonados por seus tutores. Por isso, o Município de Itajaí, por meio do Instituto Itajaí Sustentável (INIS), chama a atenção para a responsabilidade e o não abandono de cães e gatos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que mais de 30 milhões de animais vivem abandonados nas ruas de todo o país. Deste total, 10 milhões são gatos e 20 milhões cachorros. Os animais que são abandonados sofrem com os traumas dessa ação, por isso, é comum encontrá-los na rua amedrontados com a presença de humanos.

Para sensibilizar a população, o INIS busca conscientizar os moradores sobre o abandono e maus-tratos aos animais. “Muitas pessoas infelizmente acham que animais são objetos, que não sentem frio, não sentem medo, quando na verdade, são seres vivos, que só querem fornecer amor, mas precisam de cuidado, atenção e carinho”, destaca Fernanda Wentz, diretora executiva do INIS.

Além disso, abandonar ou maltratar animais é crime previsto pela Lei Federal nº 9.605/98. A nova legislação, a Lei Federal nº 14.064/20, aumentou a pena de detenção que era de até um ano para até cinco anos para quem cometer este crime. O rito processual também passou à vara criminal e não mais ao juizado especial.

“Quem tem um animal deve ter responsabilidade com o bichinho. Se vai viajar, contrate uma creche, um hotel, ou até mesmo deixe o animal em segurança com alguém da família, mas jamais abandone”, argumenta Renata Mendonça Araújo, diretora de Proteção e Defesa Animal do INIS.

Fique atento às orientações e cuidados:

- Tenha consciência de que o animal vai gerar custos com alimentação e serviços veterinários, e vai viver, em média, 12 anos. Para isso, a família precisa de espaço e tempo para cuidar do novo morador.
- Ao decidir ter o animal, adote. Agende um horário na Unidade de Acolhimento Provisório de Animais (UAPA) de Itajaí para escolher um cão ou gato, todos estão castrados e vacinados.
- Não esqueça de prover todas as necessidades básicas do animal, oferecendo-lhe os cuidados essenciais necessários para que ele possa se desenvolver saudável e feliz. 

Imagens relacionadas

INIS orienta para o não abandono de animais durante a época de férias
Facebook
Youtube
Instagram
Todos os direitos reservados © 2024- Município de Itajaí