Praia do Molhe recebe certificação Bandeira Azul e Itajaí fortalece turismo ecológico
Certificado foi entregue nesta sexta-feira (31), com a presença do Instituto Itajaí Sustentável
Data de inclusão: 31/10/2025 - 20:54:00
A Praia do Molhe foi reconhecida com a certificação internacional Bandeira Azul, a primeira conquistada por uma praia de Itajaí. A entrega oficial ocorreu nesta sexta-feira (31), em São Paulo, e marca um novo momento para o turismo, a população e a preservação ambiental do município.
A certificação Bandeira Azul é um reconhecimento mundial concedido a praias, marinas e embarcações. O selo atesta o cumprimento de critérios rigorosos de segurança, qualidade da água, educação ambiental e gestão costeira. Ao todo, o local deve atender à 38 critérios relacionados à gestão ambiental, critério patrimonial, educação, infraestrutura e educação ambiental. O município se destaca com as políticas de gestão ambiental, como a proteção e recuperação das restingas, ações de educação ambiental e fiscalização, gestão de resíduos e mutirões de limpeza.
"O selo de Bandeira Azul para Itajaí mostra que o poder público está em fazer gestão de praias para ofertar aos moradores e turistas a melhor qualidade possível”, afirma a Diretora-Presidente do Instituto Itajaí Sustentável, Maria Heloisa Lenzi.
Com a certificação da Praia do Molhe, Itajaí passa a integrar a rota internacional de praias reconhecidas pela preservação ambiental e qualidade dos serviços oferecidos. A bandeira será hasteada em dezembro.
O primeiro certificado no Brasil chegou há 20 anos no Brasil e, desde então, se espalhou por diversas regiões do país. Atualmente, é uma das maiores certificações de praias e referência no turismo sustentável.