Facebook
Youtube
Instagram

Notícias

Alunos do projeto ?Minha Escola é o Bicho? visitam a Procuradoria Geral do Estado

Alunos do projeto ?Minha Escola é o Bicho? visitam a Procuradoria Geral do Estado

Iniciativa promove educação ambiental e conscientização da causa animal
Data de inclusão: 10/11/2025 - 17:36:00
Estudantes do Centro Educacional de Cordeiros visitaram a Procuradoria Geral do Estado, em Itajaí,na última semana quinta-feira (06), como parte das atividades do projeto  “Minha Escola é o Bicho”. As ações são desenvolvidas pela Guarda Ambiental Municipal em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
 
Durante a visita, as crianças conheceram os gatos adotados pela Procuradoria, que vivem no local e são cuidados pelos servidores. A experiência faz parte da proposta pedagógica do projeto, que busca aproximar os alunos da causa animal por meio de atividades práticas.
 
A estudante Eloá, do Centro Educacional de Cordeiros, afirmou que a iniciativa teve impacto positivo. “A gente aprendeu muita coisa boa com o projeto, eu até perdi meu medo com animal”, disse.
 
Segundo a Guarda Municipal Andreza Simioni, responsável pelo projeto, o programa existe desde 2020 e já passou por 19 escolas municipais, envolvendo cerca de 700 alunos. “O projeto surgiu através de uma parceria com a Secretaria de Educação, devido à necessidade de trabalhar a questão da causa animal com os alunos da rede pública de Itajaí. Abordamos assuntos relacionados a maus-tratos, guarda responsável e animais silvestres”, explicou a responsável.
 
Neste ano, todos os alunos participantes terão formatura e, para o próximo, mais cinco escolas serão incluídas. O projeto não utiliza recursos públicos, cada ação é viabilizada com apoio voluntário dos envolvidos.
 
“Encontramos um gatinho em situação de rua e o trouxemos para cá. A ideia inicial era levá-lo para casa, mas ele acabou ficando. Com o tempo, adotamos outros dois, todos resgatados”, relatou o procurador Carlos Dalmiro Silva Soares, responsável pelos animais que vivem no prédio da Procuradoria
 
Ele também destacou a importância de receber os alunos. “É uma forma de mostrar o que é o felino, como se comportar com ele e o que fazer ou não fazer. Incentivamos essas visitas porque ajudam a compreender que é possível adotar animais no serviço público e oferecer a eles uma boa qualidade de vida”, afirmou.
Facebook
Youtube
Instagram
Todos os direitos reservados © 2025- Município de Itajaí