Facebook
Youtube
Instagram

Projeto Hortas escolares

Projeto Hortas escolares

 

    O projeto “Hortas escolares” visa à sustentabilidade, realizando promoção de saúde por meio da produção de alimentos saudáveis (cultivo de produtos orgânicos sem adição de agrotóxicos)e integração dos estudantes através do manejo do solo e o plantio de mudas de hortaliças.

    As hortas escolares são implantadas na Rede Municipal de Ensino tendo todo auxilio e assessoria do Instituto Itajaí Sustentável – INIS, por meio da equipe técnica do Viveiro de Mudas Nativas.

    São realizadas visitas técnicas na unidade escolar para identificar se a unidade possui espaço físico para comportar a estrutura de uma horta, analisar quais materiais serão usados e qual estrutura é mais adequada.

    O plantio das mudas de hortaliças nos canteiros ou hortas suspensas tem o auxílio dos alunos, que interagem e recebem instruções sobre o plantio e sobre os devidos cuidados. Isso faz com que os estudantes compreendam a importância de uma alimentação mais saudável e de preservar do meio ambiente que engloba o cuidado com a escola, a casa e a natureza.

Figura 4- Capacitando os alunos do Cedin Verde Vale a plantar hortaliças na horta.

Figura 5– Horta tipo canteiro do Cedin Verde Vale.

 

Figura 6- Integração do plantio das hortaliças na horta suspensa instalada no Centro de Arte e Lazer – CAL.

 

Figura 7- Construção da horta suspensa e plantio de hortaliças no Centro de Arte e Lazer – CAL.

Facebook
Youtube
Instagram
Todos os direitos reservados © 2024- Município de Itajaí