Projeto Socio Ambiental para Obras de Drenagem PAC

Educação ambiental e obras de saneamento (PAC): experiência do município de Itajaí

O Projeto é uma experiência de Itajaí durante a execução do Projeto Técnico Sócio-ambiental realizado a partir do financiamento de obras de macrodrenagem pluvial executadas pela prefeitura com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal. Por obrigação legal, parte do recurso das obras deveria ser aplicado em projeto sócio-ambiental, que em Itajaí foi elaborado pela INIS. A ela coube a coordenação, o planejamento, a avaliação e a participação efetiva nas atividades realizadas, junto à empresa contratada para execução do projeto.

Uma das atividades foi a execução de 04 cursos de formação em “Educação Ambiental para o Saneamento”, de agosto de 2012 a abril de 2013, com o objetivo de informar sobre as obras, discutir a realidade local e o papel da comunidade na efetivação das melhorias e sua manutenção, formar multiplicadores em EA e promover o envolvimento na implementação de políticas públicas sócio-ambientais.

Os conteúdos trabalhados foram: abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos, drenagem de águas pluviais e as políticas nacional, estadual e municipal de EA.

Nos cursos realizaram-se visitas ao aterro sanitário, à cooperativa de catadores, estação de tratamento de água e ao Parque da Atalaia. Participaram 67 professores e 42 agentes de saúde.

A avaliação foi positiva, superando expectativas. Destaque para as visitas técnicas e o incremento de conhecimento sobre o saneamento e a gestão municipal para resíduos sólidos.

Divulgação no II Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países Lusófonos, 09 a 13 de setembro de 2013, UFMT – Cuiabá (Banner).

Materiais Produzidos:

Folder Construções Seguras