O programa “Transporte para uma nova era” é uma iniciativa criada pelo Instituto Itajaí Sustentável, que visa ações de Educação Ambiental em Unidades de Conservação e áreas de relevância ambiental no município de Itajaí.
O recurso foi conquistado por meio da submissão ao Banco de Projetos do Fundo de Direitos Difusos, na qual aprovou o programa “Transporte para uma nova era” (Número da Proposta: 365/2019) e liberou a verba de R$590.355,76 para execução do mesmo.
Este programa busca a sensibilização dos estudantes da rede municipal, com ações relativas à sustentabilidade, conservação e melhoria do meio ambiente e adaptação e mitigação aos efeitos das mudanças climáticas.
Essas atitudes e inclusão dos temas de relevância ambiental na grade estudantil têm surtido impacto positivo, transformando os alunos e professores em multiplicadores das informações recebidas, tornam-se os principais atores que protagonizam atos de mudanças de paradigmas enraizados profundamente em seus costumes. Passam a entender que suas escolhas já fazem diferença ao meio ambiente, tanto interno quanto externo.
A Educação Ambiental dialoga de maneira inter e trans disciplinarmente com diversas matérias do ensino básico e médio, como matemática, biologia, química, física, etc. Nas caminhadas em trilhas ecológicas, temos a oportunidade de destacar a importância do meio ambiente na manutenção e melhoria da qualidade de vida, pois no contato direto com a natureza tornam-se claras estas questões.
Nos encontros/aulas são abordados temas como: Mata Atlântica, espécies animais e vegetais nativas e exóticas, consumo consciente, sustentabilidade, percepção de riscos e adaptação às mudanças climáticas, os 5 R’s, pegada ecológica, reciclagem e compostagem, resíduos sólidos e sua ingestão por organismos marinhos e terrestres, água, geração e uso de energia, entre muitos outros. Estes assuntos estão presentes no cotidiano de todos nós, e a sensibilização para novas práticas trazem uma mudança positiva e um impacto imediato ao meio ambiente.
São realizadas 2 (duas) saídas semanais para as Unidades de Conservação, abrangendo turmas de alunos da rede municipal, que receberam transporte, material didático e alimentação. Cada visita tem a duração de aproximadamente 4 (quatro horas) e estima-se alcançar 30 pessoas.
A ordem de adesão das unidades escolares nesse programa é de responsabilidade da Secretaria Municipal da Educação, que já possuem um cronograma pré estipulado.