Projeto de Recuperação Ambiental das Dunas Costeiras da Praia Brava

O Projeto de Recuperação Ambiental das Dunas Costeiras da Praia Brava é uma ação prevista no Projeto Orla de Itajaí, com objetivo de recuperação ambiental e monitoramento da vegetação das dunas da praia Brava.

A vegetação presente sobre os sistemas de dunas costeiras é caracterizada como formação pioneira de influência marinha, pertencente ao Bioma Mata Atlântica e que ocupa toda a costa litorânea brasileira. É um dos ecossistemas mais frágeis e de baixa resiliência que está sob intensa pressão, sofrendo forte processo de degradação (REIS-DUARTE, 2004).

A vegetação de dunas costeiras, além da manutenção da biodiversidade local, tem como função à estabilização do substrato nesses ambientes, a proteção da ação de ventos, que é considerada importantíssimo modificador da paisagem (LINDEMAN, 1906; RAMBO, 1954; ASSUMPÇÃO; NASCIMENTO, 2000 apud SANTOS et al., 2012), além de manter a drenagem natural, contribuindo também para a preservação da fauna endêmica e migratória (FALKENBERG, 1999; ROCHA et al., 2005 apud SANTOS et al., 2012).

Devido à fragilidade deste ecossistema e pela degradação ambiental decorrente da ação antrópica, o Instituto Itajaí Sustentável - INIS vem monitorando a vegetação de restinga da praia Brava e realizando plantio em pontos desprovidos.

As atividades de restauração ambiental abrangem as seguintes etapas: coleta de sementes e estolões, produção de mudas de espécies nativas, retirada da vegetação exótica e/ou invasora, plantio das mudas nativas, reconstrução das dunas frontais e implantação das cercas de contenção e monitoramento dos módulos de trabalho.

As mudas de restinga são produzidas no próprio Viveiro Municipal de Mudas Nativas do Instituto Itajaí Sustentável – INIS, por meio do material vegetal já existente na praia Brava e com sementes provenientes de outros locais e/ou de mudas provenientes de compensações ambientais destinadas exclusivamente para o projeto em questão.

Atualmente vários pontos da Orla da praia Brava foram recuperados com o plantio de espécies nativas e para prevenir o pisoteio de freqüentadores da praia, foram instalados cercas de proteção e 26 passarelas suspensas.

Para que o projeto de Recuperação Ambiental das Dunas Costeiras da Praia Brava tenha êxito, é necessário que a população e a comunidade local estejam diretamente envolvidas no processo. Nesse sentido, foram distribuídas placas informativas ao longo da orla, a fim de sensibilizar a população quanto à importância do projeto.

A recuperação da restinga é um trabalho constante e que conta com a colaboração de todos!

Figura 12- Plantio de especies de restinga na Praia Brava Sul.

Figura 13- Plantio de especies de restinga na Praia Brava Sul.

Figura 14- Retira de mudas da restinga Brava sul.

Figura 15- Plantio de restinga Praia Brava.