É uma certificação que destaca a responsabilidade ambiental das empresas em executar suas atividades com o menor impacto ambiental possível.
Serve para dar conhecimento ao público mediante um determinado logotipo que o empreendimento adota as melhores técnicas construtivas para o meio ambiente e para a redução do consumo dos recursos naturais.
O programa Selo Verde foi desenvolvido para estimular o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do reconhecimento de entes públicos, empresas e organizações que realizam práticas socioambientais em consonância com pelo menos um dos objetivos:
A conquista do Selo Verde significa que o empreendimento certificado está contribuindo para a preservação do meio ambiente. Além disso, é uma maneira de transmitir suas ações de sustentabilidade e responsabilidade para seus clientes e fornecedores. O Selo Verde é um diferencial que pode fortalecer e valorizar a imagem da empresa.
No primeiro momento, a categoria a ser contemplada pelo programa será a CONSTRUÇÃO CIVIL? Empreendimentos e projetos. Serão avaliadas as seguintes práticas sustentáveis:
Confira as condições necessárias para que um empreendimento solicite sua certificação:
Passo 1 - Os empreendimentos e projetos localizados no município de Itajaí poderão ser inscritos gratuitamente no site da INIS, pelo link: https://inis.itajai.sc.gov.br/cadastro-selo-verde
Passo 2 - Preencher o formulário de inscrição no período de 17/10/2019 à 03/12/2019.
Passo 3 - Anexar os documentos que possam comprovar as práticas socioambientais, como por exemplo, a Licença ambiental, Projeto hidrossanitário e/ou Relatório fotográfico;
Passo 4 - Os critérios de avaliação podem ser consultados no Regulamento do Selo Verde, disponível no link: inis.itajai.sc.gov.br/download.php?id=263
Passo 5 - A comissão julgadora fará a avaliação dos formulários e documentação em até 20 dias após o fim das inscrições, para produzir o parecer com os resultados, informando se os participantes atingiram a pontuação mínima necessária para a certificação.
Passo 6 - Após a divulgação da pontuação os participantes terão o prazo de cinco dias para entrar com recurso.